Neste blog, falamos um pouco sobre as ações desenvolvidas pela Visão Mundial para proteger as populações mais vulneráveis do nosso país durante a pandemia.
Hoje, compartilhamos um pouco mais sobre nossos programas de aconselhamento terapêutico, transferência de renda e nossas caixas de cuidado e atenção para crianças durante o distanciamento social – todos relacionados à crise atual causada pela COVID-19.
A seguir, detalhamos essas três iniciativas importantes durante a pandemia, que mostram um pouco de como estamos trabalhando incansavelmente para deixar uma mensagem valiosa e positiva às pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade.
Aconselhamento terapêutico durante pandemia
Para tentar trazer um pouco de conforto nesses tempos de incertezas, a Visão Mundial criou o WhatsApp da Ternura. Por este serviço, qualquer pessoa que tenha filhos ou que convive com crianças durante o isolamento social pode compartilhar angústias, receber dicas de como conviver melhor nos tempos de isolamento e distanciamento, e também receber conselhos terapêuticos.
O canal dedicado a dicas e apoio aos cuidados com as crianças e com pessoas que convivem com crianças também tem espaço para o envio de perguntas à psicóloga que participa do projeto – podem ser questões relacionadas a emoções, sentimentos e comportamento.
Durante o mês de abril, foi feito um piloto do atendimento com algumas famílias ligadas à Visão Mundial em projetos temporariamente suspensos, em função da pandemia. Desde maio, o WhatsApp da Ternura passou a ser aberto ao público de todo o Brasil. E, em junho, ele passou a contar também um número para atendimentos em espanhol.
Para participar, basta enviar “Olá” para o número (11) 98810-0140 (para atendimento em português) ou (95) 98401-0626 (para atendimento em espanhol). Na sequência, a pessoa receberá um link para preencher um formulário e, uma vez preenchido, receberá dicas diárias e poderá ter interações com a psicóloga que atende ao serviço.
Inovação tecnológica para suprir necessidades básicas
Desde de abril, uma parceria firmada entre a Visão Mundial e plataforma PicPay tem permitido transformar doações em transferências de renda a famílias carentes.
Por meio da plataforma PicPay, é possível fazer doações online diretamente à Visão Mundial. As doações são transformadas em transferências mensais a famílias cadastradas pela organização nos programas desenvolvidos em comunidades vulneráveis. O valor é uma forma de complementar ou garantir alguma renda a quem mais está sofrendo financeiramente com a crise de COVID-19.
Tanto o recebimento do valor quanto o pagamento de compras realizadas pelas pessoas beneficiadas pelas doações são feitas por meio de aplicativo instalado no celular. Com essa ajuda, famílias estão conseguindo viver com mais dignidade e complementar a renda para itens básicos de alimentação, higiene, educação e proteção às crianças. Já participam famílias dos municípios de Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Com a iniciativa, Visão Mundial e PicPay esperam conseguir ajudar a garantir dignidade e apoio a quem tem sofrido com a fome e com a falta de trabalho e escola durante a pandemia.
Cuidado e atenção a crianças em distanciamento social
A primeira ação de resposta à pandemia pela Visão Mundial no Brasil foi a campanha Juntos pelas Crianças contra a COVID-19. Lançada em março, ela tem como principal produto a entrega de Caixas de Ternura - um kit com materiais educativos para crianças e com orientações sobre a prevenção do novo coronavírus.
A ação prioriza crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade no país, levando atenção e opções de entretenimento durante o isolamento social. Em menos de um mês, as Caixas de Ternura já haviam chegado a 12 municípios brasileiros e, em muitas ações, parcerias locais permitiram que fossem entregues junto com cestas básicas e materiais de limpeza e higiene pessoal.
Desde o início da pandemia, as Caixas de Ternura têm alcançado famílias em diferentes contextos – de periferias de grandes cidades, como São Paulo e Recife, a migrantes venezuelanos em Boa Vista e crianças vivendo em Manaus, uma das cidades mais impactadas pela pandemia no Brasil. No total, já foram distribuídas mais de 20 mil Caixas de Ternura em 13 municípios de 9 estados brasileiros.
Conclusão
As ações desenvolvidas pela Visão Mundial ajudam a lidar com as consequências psicológicas, físicas e econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus. Com planos de ação e estratégias coordenadas, levamos esperança às pessoas em situação de vulnerabilidade, sem fazer distinção de gênero, idade ou nacionalidade.