4 atos de caridade para adotar em sua família





Até pequenos gestos podem mudar a vida de quem se encontra em uma situação de necessidade. Estas boas práticas se aprendem graças à educação familiar desde jovem. Quer saber quais são? A seguir, compartilhamos sugestões de 4 atos de caridade para você adotar em sua família.

O que é caridade? 

A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos.. É a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. De acordo com o portal Religião em Liberdade, a caridade é participação no amor de Cristo, recebido e compartilhado.

A caridade é um princípio cristão construído há séculos e que se mantém até os dias de hoje. A caridade consta de obras que, em sua simplicidade, são manifestações concretas de amor a Deus.

Porém, ao contrário do que se pode pensar, a caridade enquanto ajuda material não é tudo, mesmo sendo necessária. Por isso, neste post, sugerimos atos de caridade não materiais, que podem ser ensinados à família desde muito cedo. 


4 atos de caridade para adotar por sua família 

 

1. Agradecer sempre (mesmo que não “seja” necessário)

 

É um mau hábito se acostumar a receber algo porque você precisa ou porque tem “direito” a receber. Receba tudo como um presente que ninguém tem a obrigação de lhe dar, mesmo que você tenha pagado por ele. Pessoas gratas são mais felizes. Por isso, é uma boa prática ensinar sua família a ser sempre grata.

Tudo sobre a Educar com Ternura

2. Lembre aos outros o quanto você os ama


 

Sim, você sabe que ama as pessoas... mas e elas? Não deixe de lado demonstrações de afeto, abraços e palavras que demonstrem isso. De fato, estas ações constituem um pilar da criança com ternura.

CrianzaConTernura

 

3. Cumprimente com alegria as pessoas que você vê diariamente

 

Mesmo que, devido à pandemia da COVID-19, você tenha parado de sair e as únicas pessoas que você vê diariamente sejam os membros de sua família, cumprimente-os com amor e informe-os de que a presença deles é importante e agradável para você. Desta forma, a convivência em família será muito mais fácil e os bons momentos serão guardados como algo valioso. 


4. Ajude àqueles que estão em situações mais precárias que a sua 

 

Dar comida a uma pessoa com fome, doar roupas, ajudar a um estranho, ajudar sem esperar nada em troca, servir aos demais e doar a iniciativas sociais que promovam uma infância sem violência. Esses são apenas alguns exemplos do que se pode alcançar compartilhando a virtude da caridade com a sua família.  


3mitosSobreLaComidaSaludableParaNinosYadultos-rrs

 

Conclusão

 

Mesmo quando trabalhamos para fins não materiais, nosso propósito na vida é iluminado. Sem dúvida, o ato de agir sem interesse é um dos gestos mais nobres que podem existir no núcleo familiar. Ao adotar e promover essas boas práticas com seus filhos, filhas e o restante de sua família, você poderá encontrar nas menores coisas a manifestação do amor de Deus e conceder-lhes uma virtude que aquecerá outros corações.

Tudo sobre a Educar com Ternura

  • SHARE THIS STORY